3 – 5 de dez. de 2024
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INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL OU INTELIGÊNCIA REAL? O TRABALHO DOCENTE FRENTE AO USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

4 de dez. de 2024 09:00
15m
FACE/1-652 - Sala 2 (UnB)

FACE/1-652 - Sala 2

UnB

50
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Artigo Eixo 2 - Inteligência artificial e seus impactos sobre o trabalho Trabalhos

Palestrantes

Dr. Erlando da Silva Rêses (Universidade de Brasília/Faculdade de Educação) Paula Mara de Melo (Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília)

Descrição

Este texto analisa como o livro didático faz parte do processo de alienação, a partir de reflexões sobre sua transição do papel para o digital. Há uma fetichização do livro didático como mercadoria. Não é por acaso que muitos debates educacionais sobre a melhora e a democratização da educação giram ao redor do material, o que reduz o debate ao conteúdo do livro didático, em vez de questionar a forma como a educação escolar se concretiza com o material no centro desse processo educacional. Somado a isso, não foi possível, até hoje, demonstrar o ganho real na aprendizagem dos estudantes com o livro didático. Contudo, o(a) professor(a) foi alienado(a) de sua atividade profissional ao inseri-lo como intermediário de sua atividade.

Autores primários

Dr. Erlando da Silva Rêses (Universidade de Brasília/Faculdade de Educação) Paula Mara de Melo (Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília)

Materiais de apresentação