Palestrantes
Dr.
Erlando da Silva Rêses
(Universidade de Brasília/Faculdade de Educação)
Paula Mara de Melo
(Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília)
Descrição
Este texto analisa como o livro didático faz parte do processo de alienação, a partir de reflexões sobre sua transição do papel para o digital. Há uma fetichização do livro didático como mercadoria. Não é por acaso que muitos debates educacionais sobre a melhora e a democratização da educação giram ao redor do material, o que reduz o debate ao conteúdo do livro didático, em vez de questionar a forma como a educação escolar se concretiza com o material no centro desse processo educacional. Somado a isso, não foi possível, até hoje, demonstrar o ganho real na aprendizagem dos estudantes com o livro didático. Contudo, o(a) professor(a) foi alienado(a) de sua atividade profissional ao inseri-lo como intermediário de sua atividade.
Autores primários
Dr.
Erlando da Silva Rêses
(Universidade de Brasília/Faculdade de Educação)
Paula Mara de Melo
(Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília)