3 – 5 de dez. de 2024
UnB
Fuso horário America/Sao_Paulo
ATENÇÃO: para fazer uso dos aparelhos de tradução simultânea, será preciso consignar documento de identificação pessoal físico

A CHINA COMO REPRESENTAÇÃO DE UMA SOCIEDADE ALTERNATIVA ÀS SOCIEDADES OCIDENTAIS

5 de dez. de 2024 10:00
15m
FACE/1-069 - Sala 069 (UnB)

FACE/1-069 - Sala 069

UnB

50
Mostrar sala no mapa
Artigo Eixo 7 - América Latina, Sul Global e política econômica: críticas ao desenvolvimentistmo Trabalhos

Palestrantes

Niemeyer Almeida Filho (Universidade Federal de Uberlândia)Prof. Vanessa Petrelli Correa (Universidade Federal de Uberlândia)

Descrição

O artigo acompanha a tese de alguns dos autores que consideram que a China apresenta um novo e peculiar tipo de desenvolvimento (JABBOUR & GABRIELLE, 2021; SAWAYA, 2011), sem, no entanto, fechar os olhos para as dificuldades tendenciais de associar uma “economia de mercado” a uma ideologia socialista.
O aspecto que queremos realçar é o de que tratamos da China como referência fundamental para os países da periferia do capitalismo, que insistentemente vêm buscando um desenvolvimento mimético aos países capitalistas desenvolvidos. A este respeito, nossa tese acompanha aquela dos expoentes da Teoria Marxista da Dependência (MARINI, 1973; SANTOS, 2011; OSORIO, 2004) .

Autores primários

Niemeyer Almeida Filho (Universidade Federal de Uberlândia) Prof. Vanessa Petrelli Correa (Universidade Federal de Uberlândia)

Materiais de apresentação