3 – 5 de dez. de 2024
UnB
Fuso horário America/Sao_Paulo
ATENÇÃO: para fazer uso dos aparelhos de tradução simultânea, será preciso consignar documento de identificação pessoal físico

Individualismo e aquiescência: expressões da precarização entre trabalhadores brasileiros

5 de dez. de 2024 14:45
15m
FACE/1-AV - Auditório Verde (UnB)

FACE/1-AV - Auditório Verde

UnB

120
Mostrar sala no mapa
Conferência Eixo 4 - Neoliberalismo e crises Trabalhos

Palestrantes

Srta Paula Maria Rattis Teixeira (Universidade de São Paulo (USP) /Instituto Federal de São Paulo (IFSP))Dr. Frederico Daia Firmiano (Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP))

Descrição

Este trabalho examina a formação de uma concepção individualista do trabalho, associada à precarização e ao impacto de políticas neoliberais no contexto da crise estrutural do capital, que promovem a “cultura da precariedade” e a aquiescência dos trabalhadores. A pesquisa destaca as dimensões de individualismo e consentimento (aquiescência) como significados do trabalho para brasileiros, evidenciando como essas percepções variam entre cargos gerenciais e não-gerenciais, empregadores, e trabalhadores formais, informais ou excluídos. O estudo busca compreender as diferentes percepções sobre trabalho em um cenário marcado pela instabilidade e concentração de capital. Apresenta resultados parciais de pesquisa de doutoramento que abordou significados atribuídos ao trabalho entre trabalhadores brasileiros.

Autores primários

Srta Paula Maria Rattis Teixeira (Universidade de São Paulo (USP) /Instituto Federal de São Paulo (IFSP)) Dr. Frederico Daia Firmiano (Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP))

Materiais de apresentação