3 – 5 de dez. de 2024
UnB
Fuso horário America/Sao_Paulo
ATENÇÃO: para fazer uso dos aparelhos de tradução simultânea, será preciso consignar documento de identificação pessoal físico

INTELIGÊNCIA ARTIFICAL E TEORIA DO VALOR: APROXIMAÇÕES PRELIMINARES

4 de dez. de 2024 08:30
15m
FACE/1-652 - Sala 2 (UnB)

FACE/1-652 - Sala 2

UnB

50
Mostrar sala no mapa
Artigo Eixo 6 - Teoria do valor, teoria da dependência e exploração do trabalho Trabalhos

Palestrantes

Caio Antunes (UFG) Joana Alice Ribeiro de Freitas (UFG) Lênin Tomazett Garcia (UFG) Marcel Farias de Sousa (UFG) Pedro Henrique Evangelista Duarte (UFG) Peterson Soares Pessôa (Independente)

Descrição

A Teoria do Valor, tal como desenvolvida por Karl Marx nos idos do século XIX – notoriamente a partir das formulações de Adam Smith e David Ricardo –, constitui o que se poderia chamar de alma (no sentido aristotélico, como ψυχή [psychḗ], ou anima, aquilo que dá vida a algo) do sistema de metabolismo social do capital.
Nos últimos anos, a assim chamada “inteligência artificial” tem sido progressivamente utilizada como importante ferramenta de trabalho em diversos sectores econômicos ao redor do mundo.
De modo preliminar, a inteligência artificial pode ser tomada como um conjunto de métodos e ferramentas computacionais que permitem aos softwares executar tarefas de forma autónoma ou semiautônoma. Tais processos, ao emular “comportamentos inteligentes”, aparentam a realização de formas de “aprendizado por máquinas”, daí a própria designação (fetichizadora) de uma “inteligência artificial”.
Engendrada como desenvolvimento tecnológico como finalidades específicas, ou como avanço das forças produtivas circunscrito por relações sociais de produção capitalistas, a inteligência artificial incide direta e indiretamente sobre as formas atuais de produção do
valor.

Autores primários

Caio Antunes (UFG) Joana Alice Ribeiro de Freitas (UFG) Lênin Tomazett Garcia (UFG) Marcel Farias de Sousa (UFG) Pedro Henrique Evangelista Duarte (UFG) Peterson Soares Pessôa (Independente)

Materiais de apresentação